Portal do Governo Brasileiro

Conhecendo o Material

Trabalho por Projetos – 1º ao 4º ano

O que é um Projeto? Um projeto começa com perguntas a respeito do que se pretende estudar.

Pra trabalhar o projeto, ao longo de cada ano letivo do 1º ao 4º ano de escolaridade, foram selecionados quatro “eixos temáticos”: (1) Produção e consumo; (2) Organização; (3) Cuidados; (4) Planejamento, com conteúdos sociais e financeiros abordados de forma diferenciada em cada respectivo ano.

Os “Conteúdos sociais” devem ser entendidos como experiências cotidianas dos alunos em torno das quais se estudam as questões financeiras pertinentes a cada faixa etária.

Os projetos de trabalho seguem um ciclo que se deflagra com uma pergunta inicial e se encerra com respostas encontradas pela ação das ferramentas do pensamento sobre os conhecimentos de vida real e de Educação Financeira.

Trabalho por Aventura Solo – 5º e 6º anos

O que é uma Aventura Solo? A aventura solo, também conhecida como livro-jogo, tem características próprias de um jogo: regras, objetivos claros e decisões que acarretam consequências. A diferença do livro-jogo para outro tipo de jogo é que não há competição entre os jogadores, portanto, não há vencedores e perdedores.

Os conceitos financeiros foram trabalhados tendo narrativas imaginárias como pano de fundo. Essa estratégia favorece um envolvimento maior dos alunos, pois está alinhada à linguagem dessa faixa etária.

Trabalho por Jogo Pervasivo – 7º e 8º anos

O que é um Jogo Pervasivo? É um jogo que trabalha com a fantasia e, ao mesmo tempo, propõe ações para serem realizadas na vida real. Em um jogo pervasivo, a relação do ambiente de jogo com a vida cotidiana dos alunos deve ser perceptível para eles.

Os livros 7 e 8 apresentam um jogo de estratégias de negociação e de controle orçamentário. Nele, os conteúdos de educação financeira são vivenciados pelos alunos a partir do gerenciamento de pontos, tendo como base o desenvolvimento das seguintes competências: planejar, tomar decisões, consumir de forma responsável e poupar. Após o término do jogo, os alunos, na vida real, poderão ajudar no planejamento das atividades que são propostas.

Trabalho por Impressite – 9º ano

O que é o impressite? O impressite é um material impresso que tem duas características similares aos materiais criados para internet: linguagem e possibilidade de navegação não linear, ou seja, a leitura não obedece a uma ordem obrigatória.

O impressite está organizado em seções. As 8 seções do impressite abordam essencialmente os conteúdos trabalhados nos livros dos anos anteriores do Ensino Fundamental, como uma forma de fechamento do Programa de Educação Financeira neste segmento e abertura do Programa do Ensino Médio.

Coordenação e Execução dos Programas
MEMBROS DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF)




    FONTE
    ALTO CONTRASTE