Portal do Governo Brasileiro

Previdência

Preparar-se com antecedência para lidar com situações futuras é essencial. Acesse e saiba como!

É importante distinguir dois tipos de Previdência: a Previdência Social e a Previdência Complementar. A Previdência Social é o seguro que garante a renda do contribuinte em situações diversas como doenças, acidentes, gravidez, prisão, morte e velhice.Refere-se ao benefício pago pelo INSS, em que todos os trabalhadores formais brasileiros recolhem, diretamente ou por meio de seus empregadores, contribuições previdenciárias obrigatórias. Quem também não tem vínculo empregatício também pode contribuir de forma autônoma.

A Previdência Complementar, também chamada de Previdência Privada surgiu para conceder um valor adicional aos benefícios de aposentadoria pagos pelo INSS. É uma escolha do indivíduo que deseja ampliar suas reservas de forma voluntária. A Previdência Complementar subdivide-se em dois segmentos: aberta e fechada.

  • A Previdência Complementar Aberta é administrada por entidades abertas e seguradoras autorizadas, podendo ser adquirida por qualquer pessoa física ou jurídica. O órgão do governo que fiscaliza essas atividades é a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.
  • A Previdência Complementar Fechada é composta por planos de benefícios administrados por fundos de pensão voltados somente aos funcionários das empresas e organizações que os administram. A Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar, unidade setorial do Ministério da Fazenda, possui atribuição de desenvolver e acompanhar as políticas e diretrizes do regime, além de subsidiar a edição de normas e avaliar seus impactos, no intuito de fomentar o fortalecimento e a disseminação da previdência complementar fechada. O órgão do governo que fiscaliza essas atividades é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC.

Pensar na aposentadoria desde cedo é essencial, especialmente se você fizer a opção por um plano de previdência complementar, pois assim os valores a serem pagos serão menores e haverá mais tempo para formar as reservas de sua renda futura.

TEMAS

COORDINACIÓN Y EJECUCIÓN DE LOS PROGRAMAS
MIEMBROS DEL COMITÉ NACIONAL DE EDUCACIÓN FINANCIERA (CONEF)




    FONTE
    ALTO CONTRASTE