Portal do Governo Brasileiro

Game gratuito ensina criança e adolescente a lidar melhor com o dinheiro

Game gratuito ensina criança e adolescente a lidar melhor com o dinheiro

150 150 ENEF

Foco do game são adolescentes do ensino médio, que já têm em mente o seu objetivo após terminar o período escolar

São Paulo – A Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF), em parceria com a TV Escola, lançou um game de educação financeira voltado para jovens de 7 a 18 anos que pode ser baixado de forma gratuita em aparelhos com sistema Android ou iOs.

O foco da ferramenta é mostrar ao adolescente como usar o dinheiro de forma consciente. É possível escolher entre cinco objetivos de vida, entre eles ser empreendedor ou cursar uma faculdade pública e morar em uma república com outros estudantes. A partir dessa escolha, o game vai colocar situações que estimulam a tomada de decisões com base na primeira escolha.Por exemplo, se o adolescente deseja ser um empreendedor, ele vai se deparar com a oportunidade de ir a uma festa para conhecer projetos inovadores. Para isso, precisa pagar por um ingresso. “Alguns podem pensar que isso é um custo, mas, na verdade, esse dinheiro é um investimento para o futuro”, diz Claudia Fortes, superintendente da AEF-Brasil.

Caso o jogador prefira economizar, o game irá dar um alerta para que pense melhor. Se ainda assim fizer essa opção, lá na frente, quando abrir a sua empresa, não vai ter contatos para formar uma equipe e vai precisar fazer um curso. “A ideia é mostrar que networking pode ser mais importante que ter capital para abrir o negócio. Ou seja, no game, damos a chance do jogador errar e rever a sua decisão. E, principalmente, ver o impacto que cada uma delas tem”.

Caso o jogador prefira economizar, o game irá dar um alerta para que pense melhor. Se ainda assim fizer essa opção, lá na frente, quando abrir a sua empresa, não vai ter contatos para formar uma equipe e vai precisar fazer um curso. “A ideia é mostrar que networking pode ser mais importante que ter capital para abrir o negócio. Ou seja, no game, damos a chance do jogador errar e rever a sua decisão. E, principalmente, ver o impacto que cada uma delas tem”.

Leia a matéria original clicando aqui.

Coordenação e Execução dos Programas
MEMBROS DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF)




    FONTE
    ALTO CONTRASTE