Portal do Governo Brasileiro

Game

GAME: UM JOGO VIRTUAL PARA AJUDAR A PLANEJAR A VIDA REAL.

 

O Game de Educação Financeira para alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio será lançado em 2018.

Os jogos educativos têm oportunizado o acesso de professores e alunos a materiais educacionais diversificados e a ferramentas que facilitam a pesquisa e a interatividade, além de fomentar novas formas de aprendizagem. Assim como contribui para o trabalho com as diferentes áreas do conhecimento, o game também pode impulsionar o desenvolvimento das competências socioemocionais e de Educação Financeira. O jogo traz uma mecânica que vai exercitar as competências trabalhadas pela metodologia educacional da ENEF e será disponibilizado para smartphones, tablets e computadores.

O game tem uma cidade virtual como cenário e o jogador precisará controlar o seu personagem virtual, tomando decisões do tipo qual emprego e carreira deseja seguir e enfrentando diversos desafios do mundo real, como pagar contas, abrir uma conta bancária, usar o cartão de crédito, fazer compras, realizar planejamento de despesas etc. O aluno terá que adquirir conhecimentos e habilidades por meio das mecânicas de aprendizado (quizzes e aulas) para evoluir no jogo.

O jogo abordará de maneira lúdica os temas relacionados a Educação Financeira, empreendedorismo, sustentabilidade, consumo consciente, investimentos, qualidade de vida, desenvolvimentos pessoal e profissional.

Para atender a demanda de reduzir o custo de distribuição do material didático da ENEF no Programa Educação Financeira nas Escolas, será digitalizado todo o conteúdo dos livros do ensino fundamental I e II, ensino médio, cadernos do aluno e integrados ao jogo. O aluno poderá acessar o conteúdo tanto por demanda (de acordo com a necessidade de aprender), ou pode seguir a jornada (cronologia de aprendizado) proposta nas apostilas da ENEF e reproduzidas no jogo. O jogo incluirá todas as atividades, aulas, textos, exercícios e metodologias pedagógicas alinhadas ao conteúdo formal de educação financeira do currículo desenvolvido pela ENEF presentes nos livros de ensino fundamental e ensino médio.

Um painel de controle on-line será desenvolvido para que a AEF-Brasil, escolas e gestores do Programa da ENEF acompanhem o desempenho dos alunos, professores e salas de. As escolas terão um login e uma senha para acessar a plataforma. Todas as atividades dos usuários serão armazenadas nesse painel de controle que permitirá acompanhar indicadores, metas e resultados e gerar relatórios personalizados, auxiliando a AEF-Brasil no esforço de monitorar as habilidades, hábitos e competências trabalhadas e o impacto da ENEF.

Coordenação e Execução dos Programas
MEMBROS DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF)




    FONTE
    ALTO CONTRASTE