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Parcerias e Patrocínios

O biênio 2017-2018 marca uma nova fase nos programas implementados pela AEF-Brasil: o desenvolvimento do Ecossistema de Educação Financeira, o qual fazem parte quatro componentes, que têm o objetivo ampliar a disseminação e adesão ao tema por diferentes públicos (estudantes, professores, gestores da educação, Organizações Não Governamentais e demais interessados) em escala nunca alcançada anteriormente no Brasil, possibilitada pelo uso dos recursos mais inovadores de tecnologia.

Três desses componentes são desenvolvidos em parceria com a TV Escola, que é a responsável pelos programas da televisão pública do Ministério da Educação. Utilizando diferentes plataformas tecnológicas é um projeto transmídia. Assim por meio do uso da tecnologia, a educação financeira ganha em escabilidade e tem seu potencial maximizado ao atingir milhões de brasileiros dentre os mais diferentes públicos. São elas:

Campanha de Comunicação

O projeto está dividido na concepção de três produtos: websérie “R$100 Neuras” voltado ao público adolescente; série documental “Sua Escola, Nossa Escola” que mostra experiencias reais em sala de aula com projetos de educação financeira; e o “Salto para o futuro”, com os apresentadores Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o programa de entrevistas teve as participações da superintendente da AEF-Brasil, Claudia Forte e a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, professora Wanessa Zavarese Sechim.

Plataforma Vida e Dinheiro

A nova plataforma tem por objetivo ser a referencia nacional em educação financeira contendo: conteúdos qualificados, ambiente para professores, cursos de formação on-line, biblioteca virtual e outros. O que o visitante encontra na plataforma:Ambiente de referência para conteúdo de educação financeira moderno, atraente e amigável;

  • Acesso disponível de qualquer aparelho móvel (celulares, tablets e outros) com sistemas operacionais Android e IOS e computadores;
  • Informações sobre a Rede de formação acadêmica em educação financeira, com Polos de formação para professores em todos os estados do País, além de depoimentos, casos de sucesso, teses, artigos, entrevistas, TCCs, entre outros materiais;
  • Conteúdos exclusivos para download, como os livros de educação financeira para os níveis fundamental e médio (professor e aluno);
  • Serie de 13 episódios com youtuber
  • Acesso ao conteúdo completo dos membros do Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF, contendo ferramentas, aplicativos, tabelas, dicas sobre os assuntos: poupança, investimento, crédito, seguro, planejamento, direitos e deveres, previdência e consumo;
  • Material de formação e para uso do público adulto, tendo como meta atingir os aposentados com renda de até dois salários mínimos e mulheres beneficiárias do programa Família;

Game

Consiste na elaboração de uma tecnologia educacional inovadora em educação financeira por meio de jogo educativo, que possui potencial de disseminar os conceitos teóricos através de linguagem lúdica e adaptada para as novas gerações. Ou seja, uma versão multiplataforma, pois contará com ações que já estão na Campanha de Comunicação e na plataforma vidaedinheiro.gov.br. O game envolve, ainda, atividades para que os jogadores tomem decisões que envolvam planejamento, investimento, consumo consciente, visão de longo prazo etc..

Rede de Educação Financeira

O quarto componente é o Rede de Educação Financeira, a constituição de Polos que sustentem ações de formação acadêmica em educação financeira, de modo a contribuir para o desenvolvimento de todo o Ecossistema. Cada polo demanda o estabelecimento de parcerias com as Universidades e Institutos Federais de ensino superior, Secretarias de Educação estaduais e municipais e fundações de amparo a pesquisa com o objetivo de desenvolver um curso que atenda as demandas regionais, além de possibilitar a progressão de carreira e certificação.

Para que a missão da AEF-Brasil, fazer do Brasil uma nação financeiramente educada, e para atingir os objetivos com públicos tão diferentes, contamos com patrocinadores e parceiros estratégicos, que em seu processo de desenvolvimento organizacional e responsabilidade social, enxergam possibilidades reais de construirmos um Brasil melhor e viabilizam recursos estratégicos e financeiros em nossos projetos. São eles:

Veja alguns depoimentos de nossos parceiros:

Denise Hills, do Itaú, defende engajamento para promover Educação Financeira.

Fernanda Francisco, gerente de Comunicação da Visa do Brasil

“Contribuir para o desenvolvimento das localidades em que estamos presentes é um dos norteadores da estratégia de atuação do Bradesco. Acreditamos em um sistema financeiro inclusivo que busca reduzir desigualdades e a educação financeira é uma das formas de atingirmos este objetivo. Para o Bradesco, a educação financeira deve contribuir para o bem-estar financeiro, evitando situações de endividamento, por meio do uso responsável do dinheiro e do crédito; e incentivando a poupança por meio de investimentos adequados. Cientes do nosso papel social apoiamos instituições, como a AEF-Brasil, que compartilham dos mesmos valores e atuam para que a educação financeira seja um tema relevante e transformador da realidade social brasileira.”

Linko Ihsibashi
Superintendente de Sustentabilidade do Banco Bradesco

“O investimento social do Citi é realizado por meio de parcerias locais, assim é possível atingir causas sociais fundamentais para cada localidade em que o banco está presente. O investimento no programa educação financeira para adultos está totalmente alinhado à missão da fundação de buscar projetos de parceiros renomados dentro de suas áreas foco que tenham capacidade de escala e impactem o público da comunidade de baixa renda. Trata-se de uma iniciativa de grande impacto, uma vez que integra a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, o que faz da AEF-Brasil um dos nossos principais parceiros locais.”

Helen Fachinetti
Gerente de Relações com Comunidade e Sustentabilidade do Citi Brasil

“Sabemos que estabelecer a cultura de educação financeira no brasil é um grande desafio, pois a maior parte da população possui um pensamento imediatista e não se planeja para o futuro. Por isso, entendemos que é nossa responsabilidade, enquanto seguradora de pessoas, ajudar a promover essas mudanças na sociedade.”

Aura Rebelo
Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros

“Investir em educação financeira é fundamental para o crescimento do país, a temática é a base para uma economia saudável e equilibrada. Hoje, a relação de consumo do brasileiro está doente e quanto mais cedo for estimulado o aprendizado, melhor. É na fase de formação, durante o letramento, que a criança está mais disposta a formar hábitos saudáveis. O investidor tem um papel fundamental nesse processo. Se os aportes feitos pelas instituições não tiverem uma boa gestão, corre-se o risco de as práticas se perderem no meio do caminho. ”

AndréaS. Regina
Corporate Sustainability MGR LATAM da SERASA

“O nosso interesse é reduzir a pobreza e entendemos que a pobreza vem também da falta de preparo e conhecimento de como lidar com as finanças pessoais. Não ter recursos para emergências e não saber se planejar aumenta a situação de vulnerabilidade das pessoas. No caso especifico dos aposentados, o superendividamento causa problemas ainda maiores. A educação financeira é, portanto, uma forma de combater a vulnerabilidade social e econômica.”

Luciana Botafogo
Especialista Sênior do FUMIN Fundo Multilateral de Investimentosdo, Grupo BID

“Trabalhar com organizações que atuam frente a problemas estruturais de nossa sociedade nos dá a oportunidade de colaborar com nosso conhecimento e tecnologia para buscar soluções para os mesmos. No caso da educação financeira, trata-se de uma etapa fundamental para garantir a inclusão socioeconômica, fator determinante no progresso e desenvolvimento do Brasil.”

Juliana Nobre
Gerente de Projetos de Cidadania Corporativa na IBM Brasil

Coordenação e Execução dos Programas
MEMBROS DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF)




    FONTE
    ALTO CONTRASTE