Portal do Governo Brasileiro

Princípios Pedagógicos

Dois pilares pedagógicos sustentam a construção dos materiais educativos produzidos para os nove anos do Ensino Fundamental: foco na aprendizagem e religação dos saberes.

Foco na aprendizagem

Tem como referência o Art 13, inciso II da LDB (Lei 9.394/96): “zelar pela aprendizagem dos alunos”. O conceito de ensino encontra-se atrelado ao de aprendizagem.

Trabalhar a educação financeira a partir de competências torna-se significativo pelo fato de conectar-se estreitamente à aprendizagem do aluno. O quadro abaixo apresenta a conexão entre objetivos espaciais, objetivos temporais e competências.

Religação dos Saberes

A Educação Financeira promove um diálogo articulador entre as áreas do conhecimento porque entende que são necessárias contribuições de várias delas para que as crianças e adolescentes aprendam conceitos e comportamentos financeiros saudáveis. Espera-se que os professores ministrem aulas de educação financeira por meio de sua porção cidadã, mais do que por sua especialidade docente.

A complexidade dos fenômenos do mundo atual não pode ser compreendida por ciências isoladas e a Educação Financeira pode ao mesmo tempo beneficiar-se e contribuir para tal diálogo, já que seus conteúdos extrapolam os limites do mundo financeiro e invadem os conteúdos escolares.

Coordenação e Execução dos Programas
MEMBROS DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF)




    FONTE
    ALTO CONTRASTE