Portal do Governo Brasileiro

Programas Setoriais

Programas setoriais são os programas e as ações desenvolvidas pelos membros do CONEF e que estão alinhados às diretrizes propostas pela ENEF. Esses programas são regidos pelos objetivos e papéis desempenhados por cada instituição.

VEJA A SEGUIR OS PROGRAMAS SETORIAIS DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA:

Banco Central do Brasil

Autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.

CVM

A CVM – Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade que tem por objetivo regulamentar e fiscalizar o mercado brasileiro de valores mobiliáriose informar ao público sobre o setor.

PREVIC

A PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar é um órgão de supervisão e fiscalização do Sistema Financeiro, que tem como objeto os Fundos de Pensão.

SUSEP

A SUSEP – Superintendência de Seguros Privados é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

Ministério da Fazenda

A Escola de Administração Fazendária promove por meio de parcerias programas e eventos de capacitação que beneficiem a gestão de finanças públicas.

Ministério da Educação

Há 80 anos o Ministério da Educação busca promover ensino de qualidade, por meio de uma visão sistêmica da educação, com ações integradas.

Previdência Social

Instituição pública que tem como missão garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária.

Ministério da Justiça

Órgão superior da administração federal brasileira que trata das matérias relacionadas com a ordem jurídica, cidadania e garantias pessoais.

ANBIMA

A ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais é a entidade que representa o segmento das instituições financeiras que operam no mercado de capitais.

B3

A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é uma das maiores empresas provedoras de infraestrutura para o mercado financeiro do mundo em valor de mercado, oferecendo serviços de negociação (bolsa), pós-negociação (clearing), registro de operações de balcão e de financiamento de veículos e imóveis.

CNseg

A CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização é a instituição que coordena ações políticas, elabora planejamento estratégico e representa o segmento de seguros perante o governo, a sociedade e as entidades e diversos setores.

FEBRABAN

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos é a entidade que tem como compromisso fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento econômico, e social do Brasil.

Coordenação e Execução dos Programas
MEMBROS DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF)




    FONTE
    ALTO CONTRASTE