Portal do Governo Brasileiro

Programas Transversais

São as ações de educação financeira da ENEF que, pelo público beneficiário ou temática financeira priorizada, não são de responsabilidade exclusiva de determinado órgão ou entidade. Seus objetivos requerem a conjugação de diversos temas como proteção, planejamento financeiro, poupança, investimento, crédito e defesa do consumidor.

Os programas transversais estão sob a coordenação da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil. A AEF contribui com a ENEF por meio do desenvolvimento de tecnologias sociais e educacionais que podem ser reaplicadas por qualquer pessoa ou organização interessada, dando assim a escala necessária ao tema educação financeira.

Estes programas podem ser patrocinados por qualquer instituição interessada na promoção da educação financeira no Brasil.

Confira abaixo os programas transversais da ENEF:

  • O Programa Educação Financeira nas Escolas propõe levar a educação financeira para o ambiente escolar. Tem duas áreas foco, o Ensino Fundamental e Médio, e o seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente nas futuras gerações de brasileiros. Ao se trabalhar a educação financeira desde os anos iniciais da vida escolar, contribui-se com a construção das competências necessárias para que os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, e também para o exercício da cidadania.

    Clique aqui para conhecer mais sobre o Programa Educação Financeira nas Escolas

    Veja também o documento Orientações para Educação Financeira nas Escolas – anexo 4 do Plano Diretor que consolida a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Clique aqui

  • O público adulto também precisa de educação financeira por estar neste momento atuante no mercado. Para promover a educação financeira para o público adulto, foi criado o Programa Educação Financeira de Adultos. Inicialmente, foram identificados como públicos-alvo prioritários duas populações em situação de vulnerabilidade: mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e aposentados com renda de 1 a 2 salários mínimos. Para essas pessoas, estão sendo desenvolvidos e sistematizados dois conjuntos de tecnologias sociais de educação financeira. O objetivo, no caso das mulheres do Programa Bolsa Família, é contribuir para melhorar a gestão do orçamento familiar, de modo a estimular a reflexão sobre o projeto de vida das mulheres e o seu planejamento financeiro. No que se refere ao projeto para aposentados, ele objetiva a redução e a prevenção do superendividamento desse público, de forma a ajudá-los a decidir consciente e autonomamente em relação à gestão de seus recursos.
    Clique aqui para conhecer mais sobre o Programa Educação Financeira de Adultos

    Veja também o documento Orientações para Educação Financeira de Adultos – anexo 6 do Plano Diretor que consolida a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Clique aqui

  • A Semana Nacional de Educação Financeira é uma ação de mobilização da ENEF que objetiva disseminar a educação financeira por todo o país, através de ações desenvolvidas pelos membros do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e por parceiros convidados. Além da agenda oficial da Semana, cria-se uma oportunidade para órgãos públicos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil levarem à cabo iniciativas de educação financeira, contribuindo para divulgar o tema em todas as regiões do Brasil. Para estarem alinhadas ao que é proposto pela Semana Nacional de Educação Financeira, é necessário que as ações desenvolvidas respeitem os princípios da ENEF, especialmente a gratuidade.
    SEMANA ENEF

Coordenação e Execução dos Programas
MEMBROS DO COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF)




    FONTE
    ALTO CONTRASTE