Portal do Governo Brasileiro

Mapeamento Nacional 2018

2º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira

 

O 2º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira é um projeto da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que foi coordenado pela Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil. Em 2009, um levantamento preliminar de iniciativas de educação financeira no país identificou 64 iniciativas. Em 2013, o 1º Mapeamento Nacional identificou 803 ações em diferentes regiões brasileiras e, em 2018, o resultado mostrou mais de 1.300 iniciativas em todo o Brasil, entre escolas do ensino médio e universidades, públicas e privadas, associações, cooperativas e órgãos da iniciativa privada.

Entre as boas notícias registradas pelo estudo está o aumento do número de ações em escolas públicas. Em 2013, as iniciativas ultrapassavam pouco mais de 30%. Em 2018, elas saltaram para 50%. Metade das iniciativas mapeadas é da área de educação formal.

O objetivo do Mapeamento era conhecer com maior abrangência e profundidade o cenário da educação financeira no Brasil. Além disso, os dados coletados no Mapeamento  promovem reflexões sobre os desafios e as oportunidades da área no país.

Este projeto foi apoiado por Serasa Consumidor e Serasa Experian.

Para acessar os dados do 1º Mapeamento Nacional as Iniciativas de Educação Financeira, clique aqui.

Para acessar os dados do 1º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira, clique aqui.

Coordenação

 

Patrocínio

         

Coordenação e Execução dos Programas
Em função do DECRETO Nº 9.759, DE 11 DE ABRIL DE 2019, a governança do CONEF está sendo revisitada.




FONTE
ALTO CONTRASTE