Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um número crescente de governos nacionais está engajado em desenvolver estratégias de educação financeira. As implicações sociais e econômicas a longo prazo, do baixo índice de educação financeira de grande parte da população mundial têm levado os governos a criar políticas específicas especialmente a partir de 2008.
A existência de uma estratégia nacional de educação financeira favorece a promoção do tema no país e cria diretrizes para balizar iniciativas concretas, sejam do Estado, da iniciativa privada ou sociedade civil. A estratégia torna-se a principal referência para leis, políticas públicas e programas multisetoriais, contribuindo para gerar ampla mobilização. Em 2017, 60 países de diferentes níveis de renda possuem uma estratégia nacional de educação financeira ou avançaram em projetos relacionados ao tema.
Fóruns globais e regionais como o G20 e a Cooperação Econômica Ásia-Pacifico (APEC) já reconheceram a importância dos esforços nacionais de educação financeira para sustentar a estabilidade econômico-financeira e o desenvolvimento social inclusivo. No âmbito dos países do G20, de modo especial, as estratégias nacionais de educação financeira têm-se proliferado.
Conheça mais sobre o Programa Internacional da OCDE para promoção da educação financeira e os países signatários:
Programa Internacional da OCDE para promoção da Educação Financeira nos países signatários
Pesquisa Analítica Comparativa das práticas utilizadas pelos países que têm uma Estratégia Nacional
Pesquisa sobre a situação da Educação Financeira na América Latina
Países que já disponibilizaram suas Estratégias Nacionais ou seus projetos em desenvolvimento na web:
Nova Zelândia
Inglaterra
Índia
Estados Unidos
Colômbia
México