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Livro 4 – 4º ano de escolaridade

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Livro 4 – 4º ano de escolaridade

O material educativo voltado ao 4º ano de escolaridade compõe-se de um volume para o aluno, contendo roteiros de trabalho para cada um dos quatro projetos, e de um livro para o professor que apresenta e discute orientações pedagógicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

Professor, este projeto tem como objetivo geral explicitar o processo de produção da cédula (papel-moeda) que se inicia na natureza e termina com diferentes possibilidades de reciclagem.

No início do projeto, as crianças conhecerão as cédulas e moedas que compõem o Real. O valor do dinheiro, que é um conceito muito importante em Educação Financeira, será explicitado; não apenas seu valor monetário, mas também o seu valor subjetivo. O estudo da história do dinheiro permitirá uma viagem através do tempo, enfatizando as mudanças nas moedas, cédulas e nos bancos, até os dias de hoje. Para que as crianças divulguem suas descobertas a respeito do dinheiro, contribuindo para a circulação do conhecimento, textos informativos serão produzidos.

A criação de um avatar vai ser o disparador e trará a oportunidade para a experimentação de situações de natureza financeira, como: decisões de consumo, de poupar, receitas, despesas planejadas e não planejadas, permitindo a criação de hábitos saudáveis para a construção de uma vida financeira responsável e um comportamento consciente.

Dica: Antes de começar este projeto procure saber se as crianças conhecem todas as cédulas e moedas de Real, e o significado do termo “cédula”. Pergunte se sabem o que está escrito e desenhado nas cédulas e se tais escritos e ilustrações são os mesmos em todas elas. Faça o mesmo em relação às moedas. Deixe que as crianças deem os seus “palpites” e, somente depois, convide-as a manusear cédulas e moedas de verdade.

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Livro 4 – Educação Financeira nas Escolas – Ensino Fundamental

No vídeo, você encontra a explicação completa, com exemplos práticos, do livro referenciado. Desde a organização dos projetos, propostas de atividades e como trabalhar de forma transversal, ou seja, a educação financeira em diferentes disciplinas.

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