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Livro 5 – 5º ano de escolaridade

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Livro 5 – 5º ano de escolaridade

O livro está estruturado em 3 histórias: duas se passam no presente e uma no futuro.

O tema principal das histórias é o Meio Ambiente com foco no consumo sustentável, que significa adequar os níveis e tipos de consumo para não exaurir os recursos renováveis e não renováveis do planeta, preservando o bem-estar das gerações atuais e futuras.Os conceitos de educação financeira estão entranhados no roteiro das histórias e nas regras.

O aluno ou grupo de alunos têm que tomar decisões em relação à rota que devem seguir. Nesse tipo de história o leitor decide qual será o curso de ação da personagem protagonista dentre duas ou três opções.

O Livro do Aluno de Educação Financeira do 5º ano é composto por três histórias. Cada história apresenta conceitos financeiros e propõe tarefas para que os alunos vejam sua aplicabilidade na vida cotidiana. No final das três histórias uma última tarefa é proposta como fechamento do Livro.

O tema principal das histórias é o Meio Ambiente com foco no consumo sustentável, que significa adequar os níveis e tipos de consumo para não exaurir os recursos renováveis e não renováveis.do planeta, preservando o bem-estar das gerações atuais e futuras. A conscientização para esta

questão é apresentada por meio do conceito dos 5 “R”s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

As histórias são apresentadas sob a forma narrativa conhecida como aventura-solo ou livro-jogo. Nesse tipo de história o leitor decide qual será o curso de ação da personagem protagonista dentre duas ou três opções.

Existem regras para definir o que acontece em função das escolhas. As regras foram estruturadas de forma a trabalhar os conceitos de Educação Financeira como, por exemplo, planejamento, estimativa, consumo, poupança, desperdício.

Dica: Sugere-se que o trabalho de Educação Financeira dê voz aos alunos e estimule-os a pensar de maneira própria, com capacidade para criar, concordar e discordar. A articulação dos alunos em trabalho grupal cooperativo ganha, assim, especial importância na sala de aula. O papel do professor nesse cenário é o de promover a interação grupal a partir, principalmente, do respeito mútuo.

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Livro 5 – Educação Financeira nas Escolas – Ensino Fundamental

No vídeo, você encontra a explicação completa, com exemplos práticos, do livro referenciado. Desde a organização dos projetos, propostas de atividades e como trabalhar de forma transversal, ou seja, a educação financeira em diferentes disciplinas.

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