Livro 6 – 6º ano de escolaridade
O livro está estruturado em 3 histórias. O tema principal das histórias é Ciência e Tecnologia. O progresso da ciência e dos avanços tecnológicos é traduzido em uma linha do tempo em que a primeira história aborda uma invenção do passado, o avião; a segunda história trata de uma invenção que seria muito interessante para os dias atuais, um carro elétrico que fosse tão eficiente quanto os carros à gasolina; por fim, a terceira história trata de uma missão no futuro próximo, acompanhando as aventuras dos tripulantes de uma nave espacial que pesquisará o planeta Júpiter.Os conceitos de educação financeira estão entranhados no roteiro das histórias e nas regras. O aluno ou grupo de alunos têm que tomar decisões em relação à rota que devem seguir. Nesse tipo de história o leitor decide qual será o curso de ação da personagem protagonista dentre duas ou três opções.

O Livro do Aluno de Educação Financeira do 6º ano é composto por três histórias. Cada história apresenta conceitos financeiros e propõe tarefas para que os alunos vejam sua aplicabilidade na vida cotidiana. No final das três histórias uma última tarefa é proposta como fechamento do Livro.
O tema principal das histórias é Ciência e Tecnologia. O progresso da ciência e dos avanços tecnológicos é traduzido em uma linha do tempo em que a primeira história aborda uma invenção do passado, o avião; a segunda história trata de uma invenção que seria muito interessante para os dias atuais, um carro elétrico que fosse tão eficiente quanto os carros à gasolina; por fim, a terceira história trata de uma missão no futuro próximo, acompanhando as aventuras dos tripulantes de uma nave espacial que pesquisará o planeta Júpiter.
As histórias são apresentadas sob a forma narrativa conhecida como aventura-solo ou livro-jogo. Nesse tipo de história o leitor decide qual será o curso de ação da personagem protagonista dentre duas ou três opções.
Existem regras para definir o que acontece em função das escolhas. As regras foram estruturadas de forma a trabalhar os conceitos de Educação Financeira, como planejamento, controle do orçamento, estimativa, consumo, poupança, juros, seguro. Observe a seguir as regras para as atividades com as histórias.
Dica: Professor, para organizar a aplicação sugerem-se as seguintes etapas:
• Etapa 1: Preparação – ação do professor
• Etapa 2: Pré-Leitura; Leitura; Pós-Leitura – ações com os alunos

ASSISTA
No vídeo, você encontra a explicação completa, com exemplos práticos, do livro referenciado. Desde a organização dos projetos, propostas de atividades e como trabalhar de forma transversal, ou seja, a educação financeira em diferentes disciplinas.