Portal do Governo Brasileiro

Livro 9 – 9º ano de escolaridade – Modelos Pedagógicos

360 360 ENEF

Livro 9 – 9º ano de escolaridade – Modelos Pedagógicos

 

O Livro do 9º ano utiliza o formato de um website, por isso é chamado de “impressite”. Ele foi organizado de forma modular, ou seja, não linear, que permite flexibilidade de navegação pelas seções que o compõem. Nessas seções são consolidados temas já trabalhados nos anos anteriores do Ensino Fundamental, como: consumo, poupança, orçamento, planejamento, espaço público e privado, tributos, juros compostos. A primeira página do Livro é a Home, onde é feita a apresentação das seções e dos temas.

O Livro do Aluno de Educação Financeira do 9º ano utiliza o formato de um website, por isso é chamado de “impressite”. Ele foi organizado de forma modular, ou seja, não linear, que permite flexibilidade de navegação pelas seções que o compõem. Nessas seções são consolidados temas já trabalhados nos anos anteriores do Ensino Fundamental, como: consumo, poupança, orçamento, planejamento, espaço público e privado, tributos, juros compostos.

A primeira página do Livro é a Home, onde é feita a apresentação das seções e dos temas: Reportagens, Entrevistas, Crônica, Colunas, Conto, Fórum, Experimente e Busca Avançada.

Dica: a recomendação é que os professores promovam frequentes conversas com a turma sobre o processo de aprendizagem, de modo que cada aluno tenha a oportunidade de pensar, de modo autoavaliativo, se e como está aprendendo os comportamentos e conhecimentos mais importantes do Programa

ASSISTA

Livro 9 – Modelos Pedagógicos – Educação Financeira nas Escolas

No vídeo, você encontra a explicação completa, com exemplos práticos, do livro referenciado. Desde a organização dos projetos, propostas de atividades e como trabalhar de forma transversal, ou seja, a educação financeira em diferentes disciplinas.

Baixe o livro completo

Livro do Aluno

Download

icon-download

Ler on-line

icon-online

Livro do Professor

Download

icon-download

Ler on-line

icon-online

Coordenação e Execução dos Programas
Em função do DECRETO Nº 9.759, DE 11 DE ABRIL DE 2019, a governança do CONEF está sendo revisitada.




FONTE
ALTO CONTRASTE