Portal do Governo Brasileiro

Livro 1 – 1º ano de escolaridade

360 360 ENEF

Livro 1 – Você Aqui e Agora

O material educativo voltado ao 1º ano de escolaridade compõe-se de um volume para o aluno, contendo roteiros de trabalho para cada um dos quatro projetos, e de um livro para o professor que apresenta e discute orientações pedagógicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

Professor, este projeto tem como foco lançar as primeiras bases de um dos pensamentos fundamentais para a Educação Financeira, que é compreender os processos de produção para poder refletir a respeito dos custos financeiros e ambientais que acarretam. No primeiro contato com essa questão, as crianças conhecerão o ciclo de produção de um alimento natural: a batata.

Seu estudo perpassará noções de desperdício, consumo e lixo seletivo, tendo como elementos de ligação diversas informações e conhecimentos de outras áreas, como Artes, História, Cultura e Ciências.

Complementarmente, as crianças também entrarão em contato com a noção de precificação, na medida em que poderão observar o aumento da quantidade de moedinhas (simbolicamente representando o valor de cada etapa de produção da batata até chegar à nossa mesa) na história em quadrinhos apresentada.

Dica: Você pode também explorar a produção de outros alimentos naturais típicos da sua região ou simplesmente aqueles preferidos pelas crianças.

ASSISTA

Livro 1 – Educação Financeira nas Escolas – Ensino Fundamental

No vídeo, você encontra a explicação completa, com exemplos práticos, do livro referenciado. Desde a organização dos projetos, propostas de atividades e como trabalhar de forma transversal, ou seja, a educação financeira em diferentes disciplinas.

Baixe o livro completo

Livro do Aluno

Download

icon-download

Ler on-line

icon-online

Livro do Professor

Download

icon-download

Ler on-line

icon-online

Coordenação e Execução dos Programas
Em função do DECRETO Nº 9.759, DE 11 DE ABRIL DE 2019, a governança do CONEF está sendo revisitada.




    FONTE
    ALTO CONTRASTE