Portal do Governo Brasileiro

Livro 2 – 2º ano de escolaridade

360 360 ENEF

Livro 2 – 2º ano de escolaridade

O material educativo voltado ao 2º ano de escolaridade compõe-se de um volume para o aluno, contendo roteiros de trabalho para cada um dos quatro projetos, e de um livro para o professor que apresenta e discute orientações pedagógicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

Professor, este projeto tem como foco o entendimento do processo produtivo de industrialização do leite, que se inicia com a coleta da matéria-prima – o leite in natura – e termina com o descarte da embalagem em que ele chegou à nossa casa.

O projeto trabalhará noções de consumo/consumidor, produtor, distribuidor, preço, lucro, perda, fonte de renda e investimento, tendo como elementos de ligação diversas informações e conhecimento sobre diversas áreas, como Artes, Geografia, História e Ciências (diferentes animais produtores de leite; alimentos que utilizam leite em sua composição; materiais que transportam produtos industrializados – vidro, papel e plástico – e a coleta seletiva de lixo).

Dica: A leitura e a posterior “dramatização” da fábula “A leiteira e o balde”, com a sua moral: “não se deve contar hoje com o lucro de amanhã”, permitirá oportunidades de uso e de aplicação de importantes conteúdos da Educação Financeira, como: receita, despesa, investimento, planejamento, poupança e lucro, sempre – nunca é demais relembrar – numa perspectiva vivencial de nível bastante elementar.

ASSISTA

Livro 2 – Educação Financeira nas Escolas – Ensino Fundamental

No vídeo, você encontra a explicação completa, com exemplos práticos, do livro referenciado. Desde a organização dos projetos, propostas de atividades e como trabalhar de forma transversal, ou seja, a educação financeira em diferentes disciplinas.

Baixe o livro completo

Livro do Aluno

Download

icon-download

Ler on-line

icon-online

Livro do Professor

EF-livro2-capa-prof

Download

icon-download

Ler on-line

icon-online

Coordenação e Execução dos Programas
Em função do DECRETO Nº 9.759, DE 11 DE ABRIL DE 2019, a governança do CONEF está sendo revisitada.




    FONTE
    ALTO CONTRASTE