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Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do material foi concebida visando reafirmar a transversalidade do tema Educação Financeira e sua articulação com o currículo escolar. A Educação Financeira promove um diálogo articulador entre as áreas do conhecimento e o Programa de Educação Financeira nas Escolas foi concebido para ser utilizado por professores, independentemente de sua especialidade.

O material oferece ao estudante informações e orientações que colaboram com a construção do pensamento financeiro consistente e o desenvolvimento de comportamentos financeiros autônomos e saudáveis, para que ele possa, como protagonista de sua história, planejar e fazer acontecer a vida que deseja para si próprio, em conexão com o grupo familiar e social a que pertence

O foco do trabalho recai sobre as situações cotidianas de vida do educando a partir de duas dimensões conceituais, às quais se conectam sete objetivos gerais que se traduzem em dez competências. A tabela abaixo oferece uma visão geral relacionando as competências com os objetivos e os temas de cada livro.

Na dimensão espacial, os conceitos da educação financeira se pautam no impacto das ações individuais sobre o contexto social, ou seja, das partes com o todo e vice-versa. Essa dimensão compreende ainda os níveis individual, local, regional, nacional e global, que se encontram organizados de modo inclusivo.

Na dimensão temporal, os conceitos são abordados com base na noção de que as decisões tomadas no presente podem afetar o futuro. Os espaços são atravessados por essa dimensão que conecta passado, presente e futuro numa cadeia de inter-relacionamentos como mostra a ilustração.

A proposta se apoia também em sete objetivos intimamente ligados às dimensões descritas. Quatro deles se relacionam à dimensão espacial:
1 – Formar para a cidadania: direito de usufruir várias possibilidades que a vida oferece, tais como liberdade, igualdade, propriedade, participação política, educação, saúde, moradia, trabalho, dentre outras. O exercício da cidadania é ingrediente indispensável da construção de uma sociedade democrática e justa;
2 – Ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente e responsável:  o consumo em níveis adequados é imprescindível para o bom funcionamento da economia, a questão é torná-lo uma prática ética, consciente e responsável;
3 – Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em mudança de atitude: a compreensão da linguagem do mundo financeiro, através de um programa educativo, possibilita ao indivíduo obter as informações necessárias para que tome suas decisões de modo autônomo, independente;
4 – Formar disseminadores: crianças e jovens que podem ajudar suas famílias na determinação de seus objetivos de vida, bem como dos meios mais adequados para alcançá-los.

E três objetivos estão mais alinhados com a dimensão temporal, pois articulam passado, presente e futuro.

5 – Ensinar a planejar a curto, médio e longo prazos: para se alcançar determinada situação, é necessário um planejamento envolvendo priorizações e renúncias que não seriam cogitadas pelo pensamento exclusivo do presente;
6 – Desenvolver a cultura de prevenção: é prudente planejar pensando nas intempéries da vida. Ninguém está isento de enfrentar situações adversas e inesperadas no dia a dia que, por vezes, exigem o dispêndio de uma quantidade de dinheiro não prevista no orçamento;
7 – Proporcionar possibilidade de mudança da condição atual: mobilidade social é entendida como a capacidade que uma família apresenta de aprimorar sua condição socioeconômica a partir de conhecimentos e competências oferecidos pela Educação Financeira.

Decágono de Competências

COORDINATION AND IMPLEMENTATION OF PROGRAMS
Pursuant to Decree No. 9,759, of April 11, 2019, the governance of CONEF is being revisited.




FONTE
ALTO CONTRASTE