Portal do Governo Brasileiro

Apresentação

Como trabalhar educação financeira com crianças e adolescentes que estão no Ensino Fundamental? Porque não deixar o tema educação financeira somente para os jovens do Ensino Médio? Talvez estas sejam algumas perguntas que você esteja se fazendo, neste momento. Acreditamos que as respostas você, certamente, encontrará quando conhecer melhor todos os materiais que foram produzidos para este nível da Educação Básica.

Gostaríamos de trazer aqui duas justificativas que poderão contribuir para  sua compreensão sobre a importância de introduzir atividades do tema educação financeira já nos anos iniciais do ensino fundamental:

– Avaliações de iniciativas de Educação Financeira desenvolvidas em outros países indicam que quanto mais cedo o Programa começa, melhores os resultados alcançados.

Projeto Piloto aplicado em 200 escolas de Joinville/SC e Manaus/AM passou por avaliação do Banco Mundial com resultados em letramento financeiro adquiridos tanto por alunos dos anos iniciais quanto finais do Ensino Fundamental. Acesse aqui.

Ser uma pessoa financeiramente educada significa muito mais do que dominar conceitos complexos, como juros, inflação e orçamento; significa ter comportamentos que permitam levar a vida de modo financeiramente saudável.

Para trabalhar o tema educação financeira com as crianças e os adolescentes foram produzidos 18 (dezoito) livros (9 livros do aluno e 9 livros do professor) tendo como pilares pedagógicos: o foco na aprendizagem e a religação dos saberes.




FONTE
ALTO CONTRASTE