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Conhecendo o Material

Antes de iniciar seu projeto de trabalho com educação financeira, é importante conhecer cada um dos livros para ver como os temas são abordados. Neste site, é possível baixar os livros na íntegra ou por capítulos (temas) e fazer quantas cópias forem necessárias para que todos os alunos possam ter o material em mãos.

O livro 1, amarelo, trata das questões do âmbito individual, ou seja,  a vida familiar e cotidiana dos estudantes, como por exemplo: fazer compras no supermercado, planejar uma viagem ou uma festa, adquirir um bem pessoal como um tênis ou um computador.

O livro 2, verde, enfatiza o projeto de vida do estudante, isto é, suas perspectivas de trabalho, empreendedorismo e a capacidade de planejar grandes projetos como comprar uma casa própria. Questões ainda do âmbito individual, porém trabalhadas em situações de médio e longo prazos.

Por fim, o livro 3, azul, traz informações sobre a questão econômica do país e do mundo, conceituando bens públicos e abordando temas como mercado, previdência, funcionamento de organismos internacionais, como o FMI e a ONU. Neste bloco será explorado o âmbito social.

Livro do professor

Depois de uma leitura prévia, vale consultar as orientações contidas no Livro do Professor para iniciar um planejamento sobre quais conteúdos são mais apropriados para o contexto do grupo de alunos ou para associar aos conteúdos curriculares do período letivo em que está.  Esse planejamento pode ser mais efetivo se contar com a participação de outros professores, independentemente da área do conhecimento. A troca de ideias sobre como usar o material de maneira interdisciplinar vai sem dúvida enriquecer o trabalho. Convide outros educadores para colaborar!

O livro do professor traz detalhadamente uma tabela com as competências que serão desenvolvidas em cada situação didática proposta (a situação didática se relaciona diretamente ao contexto individual e social do aluno). Muitas vezes, uma mesma competência se relaciona a mais de uma situação didática. Cabe ao professor decidir pelo tema em si a ser tratado ou pelas competências que deseja desenvolver.

Iniciando e finalizando cada livro

Cada um dos três livros apresentados aqui traz uma situação didática introdutória para que o educador investigue os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Chamada “O que você já sabe”, a situação sugere uma reflexão coletiva com a turma de alunos sobre o tema que será estudado.

Cada livro traz 3 temas diferentes que, por sua vez, abrigam 7 situações didáticas distintas relacionadas àquele tema. Na home page deste site, é possível visualmente explorar a organização dos temas e situações didáticas que fazem parte dos materiais.

Por fim, nas últimas páginas do livro está a situação didática “Sonho Planejado”, que visa avaliar os conhecimentos adquiridos com o estudo dos temas para o planejamento de uma realização pessoal ou coletiva do aluno. Estimule os alunos a planejarem, a partir do que aprenderam, um objetivo de vida ou um desejo de consumo, considerando prazos e investimentos necessários.

Bom trabalho!

COORDINACIÓN Y EJECUCIÓN DE LOS PROGRAMAS
Em função do DECRETO Nº 9.759, DE 11 DE ABRIL DE 2019, a Governança do CONEF está sendo revisitada.




FONTE
ALTO CONTRASTE