Portal do Governo Brasileiro

Mapa da Educação Financeira no Brasil

Mapa da Educação Financeira no Brasil

No Mapa é possível encontrar as iniciativas de educação financeira realizadas no Brasil nas diversas regiões do Brasil. Você pode filtrar pela ação, como Semana ENEF ou clicar nos Estados para ver todas as iniciativas daquele local.

RESULTADOS

Listamos 9 resultados para a sua pesquisa em REPOSITÓRIOS
Clique em um dos resultados para obter os dados completos de cada um deles.

  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEU IMPACTO NOS NÍVEIS DE INADIMPLÊNCIA

    Autor: Carlos Hiroshi Hayashi e Danieli Aparecida From

    Estado: PR

    Cidade: Curitiba

    Resumo: A educação financeira se faz necessária para que as pessoas adquiram hábitos de consumo, tomada de crédito e poupança mais saudáveis. Assim sendo, o objetivo deste artigo é revisar o que a bibliografia traz em se tratando da real situação da educação financeira no Brasil. Entender o conceito de educação financeira utilizado pelas autoridades no assunto. Identificar seu contexto histórico e suas origens, juntamente com as mudanças culturais ocorridas nas duas últimas décadas, em relação aos hábitos de consumo e de crédito. Demonstrar o cenário atual dos brasileiros apresentando dados sobre os hábitos de controle financeiro utilizados no país. Por fim, conclui-se que o brasileiro ainda não está preparado para lidar com o dinheiro da melhor forma, o nível de conhecimento da população não acompanhou as mudanças significativas ocorridas no mundo financeiro, a falta de conhecimento dos conceitos dos produtos financeiros faz com que as pessoas tenham um mau uso dessas ferramentas prejudicando sua tomada de decisão. Palavras-chave: Educação financeira, Controle financeiro, Planejamento financeiro, Endividamento, Consumismo.

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/importancia-educacao-financeira-impacto-niveis-inadimplencia.pdf

  • CERALE – Financial Education for Adults – Women beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF) and Retirees with income of up to two minimum salaries

    Autor: Profª Dra. Claudia Marcia de Jesus Forte e Fernanda Rocha

    Estado: SP

    Cidade: São Paulo

    Resumo: The article presents the results of the Impact Evaluation carried out in the Financial Education Program for Women Beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF), belonging to the Ministry of Social Development (MDS), and Retirees with income of up to two minimum salaries, belonging to the Ministry of Finance (MF), involving 3,878 women and 3,142 retirees in 49 municipalities in Brazil, in 5 regions, for 3 years. This program aims to promote the increase of financial literacy and changes in habits and behaviors, in order to develop skills and abilities that help to manage the family budget efficiently wherein for women beneficiaries the objective is to promote autonomy and for retired the objective is reduction of superendividations. The methodology used was the one of experimental experience and made possible live with beneficiaries in their houses, seeking to understand consumption habits and the decision-making. Some of the results indicated by the Impact Evaluation identified a 10% improvement in financial planning, a 6% increase in knowledge about financial planning, and a 43% increase in saving capacity, among others for women and for retirees there was a decrease of 40% of those who self-declared defaulters, 36% increase in spending on basic needs, 13.2% improvement in retirees who calculate their monthly balance. The change in behavior through the development of skills and abilities, as well as the acquired knowledge, demonstrated that decision making becomes more conscious, promoting autonomy and better meaningful in the quality of life of the family and the family environment.

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Final-Article_V2.pdf

  • CIRIEC – Programa de Educação Financeira para Mulheres

    Autor: Profª Dra. Claudia Marcia de Jesus Forte e Fernanda Rocha

    Estado: SP

    Cidade: São Paulo

    Resumo:

    O artigo apresenta os resultados da Avaliação de Impacto realizada no Programa de Educação Financeira para Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), envolvendo 3.860 mulheres em 49 municípios do Brasil durante 3 anos. Este Programa tem por objetivo promover o aumento do letramento financeiro e mudanças de hábitos e comportamentos, de forma a desenvolver competências e habilidades que auxiliem a gestão do orçamento familiar com eficiência. A metodologia utilizada foi a de vivência experimental e possibilitou a convivência com as beneficiárias em suas casas, buscando compreender as realidades e as necessidades locais. Alguns resultados apontados pela Avaliação de Impacto identificaram 9,52% na melhora do planejamento financeiro, aumento de 73% no ganho de conhecimento sobre o planejamento financeiro, além do aumento de 39% na capacidade de poupar, dentre outros. A mudança no comportamento por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, bem como o conhecimento adquirido, demonstraram que as tomadas de decisão passam a ser mais conscientes, promovendo a autonomia e melhor significativa na qualidade de vida da família e do entorno familiar.

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Programa-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Financeira-para-Mulheres-Artigo_com-identifica%C3%A7%C3%A3o_V9.pdf

  • Educação de base e financeira no Brasil

    Autor: Diego Gonçalves dos Santos

    Estado: SP

    Cidade: São Paulo

    Resumo: Ter educação de base e financeira, assim como buscar ter entendimento sobre qual é o conhecimento do investidor brasileiro, são temas de grande relevância para a nossa sociedade. Temos constantemente a percepção de que nada é feito ou que não temos evoluções nesses assuntos, sabemos que estamos longe de um patamar considerado ideal. Contudo, devemos saber que grandes mudanças e avanços têm ocorrido nos últimos anos. O objetivo deste artigo é mostrar que, apesar de ainda termos muito a evoluir, obtivemos conquistas e progressos notáveis. Palavras-chave: educação de base; educação financeira; avanços.

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/artigo-final-turma66FIA-diego-goncalves.pdf

  • Estudos DEPLAN – Avaliação de Impacto de Políticas Públicas: Conceitos, Metodologias e Experiências

    Autor: Vários Autores - Revista DEPLAN

    Estado: RS

    Cidade: Porto Alegre

    Resumo: É com satisfação que a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) lança a edição de número dez da Revista Estudos Deplan. A publicação reúne um conjunto de textos elaborados com base no conteúdo apresentado ao longo do Workshop de Avaliação de Impacto de Políticas Públicas, realizado pela SPGG em parceria com o Banco Mundial no final do ano de 2017. A Revista Estudos Deplan tem como foco a divulgação de metodologias e análises de caráter técnico-científico da área de planejamento e avaliação de políticas públicas. Com isso, temos como objetivo final contribuir para o aprimoramento das políticas públicas oferecidas pelo Estado do Rio Grande do Sul. Iniciativas dessa ordem são fundamentais para a organização, a sistematização e a disseminação da produção técnica e para a evolução das metodologias no setor público. Permitem que se registrem o avanço e as dificuldades inerentes aos processos e se evolua do ponto de vista das metodologias, sempre com ênfase na prestação de melhores serviços à sociedade.

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/09/DEPLAN_Seduc_RS_ARTIGO_THIAGO_Avaliacao_impacto_3Setor.pdf

  • IJIER – Financial Education for Adults – Women beneficiaries of the Bolsa Família Program (BFP) and Retirees with income of up to two minimum salaries

    Autor: Profª Dra. Claudia Marcia de Jesus Forte e Fernanda Rocha

    Estado: SP

    Cidade: São Paulo

    Resumo: The article presents the Impact Evaluation results carried out in the Financial Education Program for Women Beneficiaries of the Bolsa Família Program (BFP) and Retirees with income of up to two minimum wages. This program aims to promote the increase of financial literacy and changes in habits and behaviors, in order to develop skills and abilities that help to manage the family budget efficiently. The methodology used was the one of experimental experience and made possible the coexistence with beneficiaries and retirees in their homes, seeking to understand the realities and the local needs. The change in behavior through the development of skills and abilities, as well as the acquired knowledge, demonstrated that decision making becomes more conscious, promoting autonomy and meaningful better in the quality of life of the family and the family environment.

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Article-IJIER.pdf

  • Review of Arts and Humanities – Financial Education for Adults – Women beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF) and Retirees with income of up to two minimum salaries

    Autor: Profª Dra. Claudia Marcia de Jesus Forte e Fernanda Rocha

    Estado: SP

    Cidade: São Paulo

    Resumo: The article presents the results of the Impact Evaluation carried out in the Financial Education Program for Women Beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF), belonging to the Ministry of Social Development (MDS), and Retirees with income of up to two minimum salaries, belonging to the Ministry of Finance (MF), involving 3,878 women and 3,142 retirees in 49 municipalities in Brazil, in 5 regions, for 3 years. This program aims to promote the increase of financial literacy and changes in habits and behaviors, in order to develop skills and abilities that help to manage the family budget efficiently wherein for women beneficiaries the objective is to promote autonomy and for retired the objective is reduction of superendividations. The methodology used was the one of experimental experience and made possible live with beneficiaries in their houses, seeking to understand consumption habits and the decisionmaking. Some of the results indicated by the Impact Evaluation identified a 10% improvement in financial planning, a 6% increase in knowledge about financial planning, and a 43% increase in saving capacity, among others for women and for retirees there was a decrease of 40% of those who self-declared defaulters, 36% increase in spending on basic needs, 13.2% improvement in retirees who calculate their monthly balance. The change in behavior through the development of skills and abilities, as well as the acquired knowledge, demonstrated that decision making becomes more conscious, promoting autonomy and better meaningful in the quality of life of the family and the family environment.

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Paper-Financial-education.pdf

  • Semelhanças e diferenças entre instituições que oferecem educação financeira no Brasil 

    Autor: WALLACE DE ANCHIETA MARQUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE BACHARELADO

    Estado: RJ

    Cidade: Rio de Janeiro

    Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as instituições que oferecem educação financeira no Brasil. Para tanto, será feito um recorte analítico da teoria da firma utilizando as abordagens baseadas em recursos e nas capacitações, desenvolvidas pioneiramente por Edith Penrose e David Teece, respectivamente. Com base nos conceitos apresentados no quadro analítico, foi conduzido um estudo empírico de naturezas descritiva e analítica. O estudo descritivo indicou que nos últimos cinco anos o número de instituições ofertantes de educação financeira cresceu na ordem de 70% e apontou para a existência de três perfis dominantes: Instituições públicas pertencentes ao setor de Educação (IPU-Educação), Instituições privadas pertencentes ao setor de Serviços (IPR-Serviços) e Instituições do Terceiro Setor pertencentes ao setor de serviços (ITS-Serviços). IPU-Educação é formado por escolas públicas que seguem a filosofia da ENEF. Possui capacitações próprias de escola - a elaboração de atividades pedagógicas - e recursos humanos e institucionais como os principais. É pouco intensivo em recursos tecnológicos e reputacionais. IPRServiços é formado por instituições do setor financeiro que oferecem educação financeira a seus clientes e operam sob concorrência. Para esse segmento, é fundamental realizar investimentos em tecnologia para diversificação de produtos e posicionar-se em canais digitais. Possui maior preocupação na avaliação de resultados percebidos e é dotado de maior diversidade de recursos, com destaques para os de natureza tecnológica, estruturais e reputacionais. ITS-Serviços é composto por associações e institutos que atendem a públicos vulneráveis socialmente: com pouco ou nenhum acesso a serviços financeiros e de baixa renda. Adota múltiplas estratégias para captação de recursos financeiros e possui um conjunto de recursos diversificado, com destaque para o tecnológico. As capacitações desse segmento referem-se à capacidade de entrar em vários mercados e à gestão administrativa de institutos que são regidos pela lei do terceiro setor. Em seguida, procurou-se quantificar o desempenho das instituições em termos dos resultados percebidos pelos responsáveis. O segmento com maior índice de desempenho (ID) percebido é IPR-Serviços (75%), seguido de ITS-Serviços (64%) e IPU-Educação (48%). Com as informações apresentadas, espera-se contribuir para que cada segmento utilize seus pontos fortes procurando aproveitar vantagens competitivas e atenuar os pontos fracos. O interesse em descrever e analisar as instituições foi oferecer a gestores pistas sobre recursos-chaves, estratégias de sucesso e entender o impacto do ambiente sobre o desempenho percebido.

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/201801_Monografia_Wallace-de-Anchieta-Marques_rev.pdf

  • Uma reflexão sobre a importância de inclusão de Educação Financeira na escola pública – registro: http://hdl.handle.net/10737/87 Biblioteca virtual da UNIVATES

    Autor: Denise Teresinha Brandão Kern - Centro UniversitárioUNIVSTES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas

    Estado: RS

    Cidade: Lageado

    Resumo: -

    Url: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/DeniseKern.pdf




FONTE
ALTO CONTRASTE